Frase do dia:

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

NÃO ENTENDO...

Não entendo.
Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado.
Mas não entender pode não ter fronteiras.
Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.
Não entender, do modo como falo, é um dom.
Não entender, mas não como um simples de espírito.
O bom é ser inteligente e não entender.
É uma bênção estranha, como ter loucura sem ser doida.
É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice.
Só que de vez em quando vem a inquietação:
quero entender um pouco.
Não demais:
mas pelo menos entender que não entendo.
.
Clarice Lispector
.

11 comentários:

Anónimo disse...

Há coisas que não têm explicação pq simplesmente nasceram para não serem entendidas; se o fossem perderiam toda a graça ;)

*Beijinhos*

Anónimo disse...

Não conhecia este poema, mas já o vivi / vivo. Também gostava de entender melhor porque não entendo ...

Porque não entendo certas escolhas que fiz na minha vida, mas que na altura, certamente, me pareceram óbvias ...;

Porque me tornei uma pessoa descontente por natureza ...

Porque por vezes me sinto algo perdido ...

Enfim, talves esteja a ganhar maturidade (apesar de já ser bem crescidinho de idade), ou, a passar uma má fase da minha vida ...

não sei ... gostava de entender para afastar alguma inquietação que, por vezes, me assola.

obrigado pelo post, pelo menos sempre fiquei a saber que não sou o único que gostava de entender porque não entendo ...

perdido-na-ilha disse...

Olá :-)

Quase sempre agimos sem saber muito bem porquê... será instinto? será o destino?
Por vezes somos excessivamente racionais e queremos entender tudo...acabando por não entender nada; outras somos demasiado emotivos e agimos sem querer entender nada... acabando por entender tudo :P

Estes ares da ilha andam-me a "barralhar" as ideias lol

Tenho saudades dos meus cantinhos...e deste pedacinho de céu... mas pra ja vou vindo cá conforme for pudendo ;) Prometo!!

Beijos com carinho do "madeirense",

HM

Débora Azevedo disse...

Como é que posso entender o que nao entendo? bjinhos se nao houvesse misterio nao havia procura e tudo seria façil com facilidade nao haveria objectivos, e sem objectivos não haveria exitencia....

Jorge disse...

Bem, este poema é de tal maneira vasto, complexo e completo, que ultrapassa, de facto... qualquer entender!
No entanto esta frase, sem deterimento de todas as outras (o poema é excelente no seu todo) chamou-me à atenção:
"Sinto que sou muito mais completa quando não entendo"
É verdade! Informação a mais podia ser superflua e talvez inquietante!
A vida vai-nos "dando" de uma forma ou de outra essa informação!
Ás vezes temos que ter paciência!
Mas não é fácil, se a inquietação for grande!
Mas faz sempre parte da natureza humana!

Beijinhos pa ti

Silêncios disse...

Entender que não se entende, abre portas a um entender muito maior...

Perdido-na-Ilha disse...

Como não é possivel dar os parabéns directos no post :p
Aqui fica muitos parabéns M.C. e tudo de BOM...porque a M.C. merece ;)

Beijos com carinho para a White Angel,

HM

Anónimo disse...

Gostei de ler os vossos comentários / pistas:
#stôra", "perdido-na-ilha", "Clife", "Débora", "Endless" e "Silêncios".

Vou começar mais um dia de trabalho ...

Até mais ...

Anónimo disse...

É SEMPRE BOM VISITAR ESTE BLOG, MESMO QUANDO ENTENDEMOS ... OU PENSAMOS QUE ENTENDEMOS ...

Anónimo disse...

Talvez "entender que não entendo" signifique ACEITAR. Aceitar que em qualquer momento da nossa vida nunca temos todo o conhecimento (nem somos perfeitos). Aceitar que o modo como as coisas se passaram, as escolhas que fizemos, etc ... foram o que nós pensamos que na altura era o melhor para nós ... apesar que as conseguirmos ver agora de um ângulo diferente ... poderemos e devemos sempre tentar mudá-las ... mas, não devemos esperar que elas se tornem iguais ao que gostariamos que tivesse sido .... enfim ... talvez isto se chame crescer espiritualmente ...

Um Abraço para todos vós e um Bem haja para este Blog.

Anónimo disse...

HOJE FIZ ANOS !!!!!! MUITOS OU; PARA O MEU PAI, POUCOS. AINDA BEM QUE ELE AINDA ESTÁ VIVO. LEMBREI-ME QUE PODERIA JÁ NÃO ESTAR COMIGO, DADO O QUE ACONTECEU COM ELE O ANO PASSADO. SÓ POR ISSO JÁ ESTOU FELIZ ....

«O destino une e separa pessoas, mas mesmo ele sendo tão forte, é incapaz de fazer com que esqueçamos pessoas que por algum momento nos fizeram felizes...»
Recados Para Orkut

Mensagem da White Angel:


Tentem viver o dia de hoje bem devagarinho, tentem aproveitar todos os segundinhos e só depois virem a página... Este é o meu mundo perfeito, (apercebi-me disso agora(!), as palavras e a música embalam-me e esqueço o mundo lá fora)...